BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Roteiro Boi Bumbá e Festivais


" O folclore do Amazonas reflete a riqueza da cultura indígena e incorpora as tradições do caboclo da região. O resultado está na exuberância das festas amazonenses. Manaus é a porta de entrada de um dos maiores festivais folclóricos do Brasil. Em Parintins, a criatividade do caboclo faz surgir, no meio da floresta, o Boi Bumbá, que coloca em cena os bois Garantido e Caprichoso, rivais de uma rica e colorida disputa em vermelho e azul.
Igualmente fascinante é o Festival do Guaraná, em Maués, onde se tem a oportunidade imperdível de provar o fruto famoso por seu sabor e suas lendas indígenas. O roteiro inclui visita à cidade de Borba, às margens do Rio Madeira, palc dos célebres Festejos de Santo Antônio, 1° a 13 de junho, uma das maiores festas religiosas do Amazonas. Para completar, uma visita a Manacapuru, com suas praias, lagos e igarapés.
Antes ou depois de aventurar-se mata adentro e rio afora ao encontro das festas típicas amazonenses, o turista pode explorar as atrações de Manaus, com suas referências arquitetônicas do período áureo do ciclo da borracha, como o exuberante teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro, a Alfândega e o Mercado Adolpho Lisboa. Uma visita ao Amazonas é um merguho na natureza e na cultura amazônicas."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • fauna, flora, passeios e folclore
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Mundialmente conhecido por sua dimensão e originalidade, o Festival Folclórico de Parintins, que já teve 43 edições, é considerado a maior manifestação folclórica da Amazônia e uma das maiores do Brasil, recebendo a cada ano até 100 mil visitantes. Realizado sempre no último fim de semana de junho, o espetáculo - de seis horas por noite, em três dias - mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso ao som das toadas, do repique e do toque das plamas nos ritmos de cateretê, carimbó e marcha.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Manaus: PArque Ecológico do Lago Janauari (Rio Negro, a cerca de uma hora de barco de Manaus; Encontro das águas (dos rios Negro e Solimões); Complex turístico Praia da Ponta Negra (a cerca de 13 km do centro da cidade); Praia da Lua (a 23 km de Manaus, com acesso somente fluvial); Parque Estadual do Rio Negro (157.807 hectares de floresta); Teatro Amazonas (inaugurado em 1896); Complexo Cultural Palácio do Rio Negro (do qual fazem partge também o Museu Municipal Adolpho Lisboa, o Mercado (réplica do Mercado de Les Halles, de Paris, inaugurado em 1882).
  • Parintins: Festival Folclórico.
  • Manacapuru: praias, lagos e igarapés
  • Borba: Festejo de Santo Antônio
  • Maués: festival do Guaraná"
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.visitamazonas.am.gov.br