"Este é o maior circuito de pesca do Amazonas. Realizado na gigantesca Bacia Amazônica, gera desenvolvimento em áreas remotas e, ao mesmo tempo, substitui atividades econômicas que degradam o meio ambiente. Tem como principal destino a cidade de Barcelos, onde a atividade ganha ares de competição pela busca do maior troféu do Rio Negro: o tucunaré.
A pesca esportiva ocorre também nos municípios de São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo, Careiro, Autazes, Manicoré e Borba.
O acesso a Barcelos pode ser por via fluvial ou aérea. O transporte por via fluvial é realizado em barcos "recreio" que partem do Porto São Raimundo, em Manaus. A viagem tem duração média de 30 horas (subindo o Rio Negro) e de 24 horas (na descida, de volta a Manaus). Por via aérea, há saídas às quartas e aos domingos, com tempo de voo estimado em 50 minutos. O esforço pode valer a pena. São quilometros e quilômetros de areia branca à espera do turista."
"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
- fauna, flora, pesca e passeios
- Praia do Grande. Com cerca de 6 quilômetros de extensão e areias branas, possui várias barracas onde ocorre o Festival de Verão e parte do Festival do Peixe Ornamental. Conta também com um palco montado durante o ano inteiro para apresentações de shows regionais.
- Manaus, ponto de partida.
- Barcelos: Praia do Governador (com acesso via lanchas motorizadas, a ilha do Governador fica no meio da praia, com cerca de 700 metros de extensão); Praia do Grande; Praia do Iripipi e cachoeira perene de Jauari.
- Outros municípios integrantes do roteiro; São Sebastião do Uamatã, Presidente Figueiredo, Careiro, Autazes, Manicoré e Borba."