BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Roteiro Mamirauá e Projetos de Desenvolvimento Sustentável

"O passeio parte de Manaus, a capital do Amazonas, rica em encantos naturais e história, que remete ao próspero Ciclo da Borracha (séculos XIX e XX). Depois, segue para a floresta. Localizada no município de Tefé, a 450 km de Manaus, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá atrai ecoturistas de todas as partes do planeta dispostos a conhecer as belezas naturais do lugar. Não é para menos. As várzeas da reserva abrigam 400 espécies de aves, 45 de mamíferos, 350 de peixes e, em cada um de seus 1.124.000 hectares, 120 tipos de árvores.
Mamirauá também é reconhecida internacionalmente por seu sistema de gestão participativam, que envolve a população local no manejo e na vigilância de seus recursos. A reserva recebeu, em 2003, o prêmio Melhor Destino de Ecoturismo do Mundo pela revista americana Conde Nast. Além de Mamirauá, o Amazonas conta com vários projetos de desenvolvimento sustentável (públicos e privados), como a reserva de Tupé (12 mil hectares de matas de igapó e terra firma, a 25 km de Manaus)."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • fauna, flora e passeios
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Primeira unidade de conservação da categoria implantada no Brasil. Oferece passeios, com condutores locais, em canoas, lagoas e trilhas para observação da auna amazônica; visitas a comunidades para entender o modo de vida das populações ribeirinhas; além da oportunidade de conhecer o trabalho de um projeto de conservação pioneiro no Brasil.A área é parte de um ecossistema de várzea, floresta inundada por rios. Trilhas permitem o acesso à floresta, mas somente na época da seca é possível caminhar. Na época da cheia (janeiro a julho) é neessário utilizar canoas.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Manaus: Teatro Amazonas, Teatro de São Sebastião, Tribunal de Justiça, Palácio Rio Negro, Museu do Índio, Mercado Municipal, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Porto Flutuante, Encontro das Aguas, Lago de Janauary, Praia da Lua.
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Tupé.
  • Tefé: Praia da Ponta Branca, Praia de Itapuã, Praia da juliana, Praia de Nogueira, Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.
  • Manacapuru: Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha."

Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.visitamazonas.am.gov.br