Mamirauá também é reconhecida internacionalmente por seu sistema de gestão participativam, que envolve a população local no manejo e na vigilância de seus recursos. A reserva recebeu, em 2003, o prêmio Melhor Destino de Ecoturismo do Mundo pela revista americana Conde Nast. Além de Mamirauá, o Amazonas conta com vários projetos de desenvolvimento sustentável (públicos e privados), como a reserva de Tupé (12 mil hectares de matas de igapó e terra firma, a 25 km de Manaus)."
"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
- fauna, flora e passeios
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá. Primeira unidade de conservação da categoria implantada no Brasil. Oferece passeios, com condutores locais, em canoas, lagoas e trilhas para observação da auna amazônica; visitas a comunidades para entender o modo de vida das populações ribeirinhas; além da oportunidade de conhecer o trabalho de um projeto de conservação pioneiro no Brasil.A área é parte de um ecossistema de várzea, floresta inundada por rios. Trilhas permitem o acesso à floresta, mas somente na época da seca é possível caminhar. Na época da cheia (janeiro a julho) é neessário utilizar canoas.
- Manaus: Teatro Amazonas, Teatro de São Sebastião, Tribunal de Justiça, Palácio Rio Negro, Museu do Índio, Mercado Municipal, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Porto Flutuante, Encontro das Aguas, Lago de Janauary, Praia da Lua.
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Tupé.
- Tefé: Praia da Ponta Branca, Praia de Itapuã, Praia da juliana, Praia de Nogueira, Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá.
- Manacapuru: Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha."
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - www.visitamazonas.am.gov.br